quarta-feira, 13 de junho de 2012

Búzios: Praia dos Ossos

A Praia dos Ossos vista de frente

A Praia dos Ossos, com vista do Iate Club
A Praia dos Ossos era conhecida primeiramente como praia dos Marinbomdos. Posteriormente ficou conhecida como Praia dos Ossos. Existe duas versões para este fato:


* A primeira e mais comum, é a história de que a praia serviria para depósito das baleias que eram flechadas em alto mar. Na areia elas eram desossadas e sua carne servia de alimento para os serviçais da companhia das baleias de Sant'Anna dos Búzios. Seu óleo era utilizado na construção civil, para medicamentos e como combustível de lamparinas. A matança de baleias era financiada por Bras de Pina, que tinha em seu funcionário, Manoel Joaquim da Silveira total confiança para comandar o serviço. Os ossos ficavam expostos na areia, levando os moradores locais a chamar a praia, de praia dos Ossos.

* A segunda versão dá conta de que ali na praia acontecera um genocídio de índios Tupinambás, mortos po portugueses colonizadores no séc. XVI. As areias teriam tornado-se um cemitério à céu aberto.

A Praia dos Ossos conta com 400m de extensão, de águas tranquilas e de porto seguro. Ideal para famílias e crianças. Suas águas mornas proporcionam tranquilidade e segurança. Dali saem tamém os chamados "águataxi" para as praias da Azeda, Azedinha e João Fernandes. Alguns também fazem o trajeto mais longo, até o píer da Armação, Praia da Tartaruga e Manguinhos. Um passeio delicioso que vale a pea desfrutar. A praia dos Ossos em seu canto direito da acesso também à praia da Azeda (que será tema em uma próxima postagem).No canto esquerdo observa-se o Iate Club Armação de Búzios e a Igreja histórica de Sant'Anna, datada do século XVII.

                                                              A Praia dos Ossos em uma foto antiga

Foi nas areias da Praia dos Marimbos, hoje conhecida como Praia dos Ossos, que se deu a aparição da imagem de nossa padroeira, Sant'Anna, em 1740. Trazida pelos pescadores, após uma tormenta e um período difícil no vilarejo onde o peixe estava escasso, haviam tempestades severas, e as crianças estavam adoecendo com facilidade. A sua chegada à Búzios, trouxe consigo calmaria e abundância de peixes, assim como a diminuição dos casos de doenças. Os mais antigos, acreditam e reproduzem essa história com a firme certeza de que a imagem, que representa a mãe da mãe de Jesus, trouxe paz, saúde e prosperidade ao vilarejo. Ainda existem no bairro duas das três sapotiabeiras que eram o marco das terras concedidas à Senhora Sant'Anna por Manoel Joaquim da Silveira, por pensar serem de direito dela, ao que tenha aparecido naquelas águas.

A igreja de Sant'Anna. Prédio histórico do séc XVII

Os casarios antigos no estilo colonial podem ser observadas ao longo da Praia dos Ossos que copõem o visual bucólico do local. (foto ao lado)

O bairro dos Ossos, era o atigo centro comercial da cidade. Ali aportavam embarcações de grande porte, principalmente nas épocas dos festejos de Sant'Anna. Grande parte das famílias tradicionais da cidade tiveram origem ali. Acredita-se que essas famílias descendam de portugueses que vieram para Búzios, desfrutar deste paraíso.



Eu desfrutei muito da praia dos Ossos,quando
criança, fazer essa postagem me remeteu às minhas brincadeiras de criança com meu avô, que contava com muito orgulho, grande parte dessas histórias e narrações que acabo de partilhar com vocês, meus leitores.


Que a cultura buziana possa ser a cada dia mais resgatada e protegida. Cuidar e conhecer a nossa história certamente nos torna mais fortes e orgulhosos do que somos.
                                                                                     

Nenhum comentário: