sexta-feira, 15 de junho de 2012

Povo Buziano: Félix da Costa Gomes

Hoje homenageio uma grande figura do povo buzaino, que cooperou para que a cidade se estruturasse politicamente. Desde antes da emancipação de Búzios, Félix foi um grande nome da luta buziana. Disposto a lutar por nossos interesses, foi um pioneiro. O diretório municipal do PMDB em Búzios é dedicado à sua memória e suas conquistas. Tenho orgulho de tê-lo conhecido e divido com vocês´um pouco de sua história.



Nascido em 14/11/1944, filho de Ayrino da Costa Marques e Evangelina Gomes da Costa. Filho de pescador, ainda jovem seguiu o caminho do pai, tornando-se também pescador e assim trabalhando até o começo da década de 70.
Deixou a pesca de alto mar juntamente com seu irmão Gelmires, e juntos foram trabalhar no ofício de “caseiro”, na casa de praia dos Ossos do então Comandante de Marinha Renato Bayma Archer da Silva, mais tarde Ministro de Ciência e Tecnologia no Governo Itamar Franco. Com este adquiriu o gosto pela política. O aprendizado com o "Dr. Renato" teve importância fundamental, pois o patrão lhe contava muitos dos fatos que vivenciara na política nacional.
Gurgel, filho de Félix, durante homenagem
Na segunda metade da década de 70 deixou o trabalho com "Dr. Renato" para ser administrador de Armação dos Búzios, então 3º Distrito do Município de Cabo Frio, no governo de Antônio de Macedo Castro. Candidatou-se a vereador para as eleições de 1982. Não se elegeu. Foi convidado pelo Prefeito Alair Corrêa para assumir novamente a administração do então Distrito de Búzios, juntamente com o amigo de juventude Aristonil Silveira de Souza. Saiu do governo por ter se tornado emancipacionista. Em 1988, já no PDT, candidatou-se novamente a vereador, elegendo-se com quantitativo maciço de votos da população buziana. Na Câmara Municipal de Cabo Frio foi integrante da oposição ao Governo do Prefeito Ivo Saldanha. Deixou o PDT e buscou o PMDB para Búzios. Candidatou-se a prefeito para a 1ª eleição municipal para prefeito da cidade. Organizou o PMDB em Armação dos Búzios e mais tarde, juntamente comigo, o que para mim é uma honra, iniciou conversas no diretório do Rio de Janeiro para a formação do PMDB-Jovem em Búzios.
Metodista desde a juventude, Félix, como membro, junto com irmãos como Aristonil, Jonas, Seu Israel e tantos outros, ajudou e levantar o templo da Igreja Metodista Central de Búzios, localizada no centro da cidade. Conhecia bem Búzios, pois, como membro da igreja, participava dos trabalhos sociais que a mesma realizava nos bairros carentes. Tinha em um dos fundadores do metodismo, John Wesley, referência de justiça social.
Autoridades presentes ao evento que homenageou  Félix
Tem seu nome gravado em placa de bronze na Câmara Municipal de Cabo Frio como reconhecimento do político atuante que foi.

Fico orgulhoso de ter conhecido e militado junto com este homem valoroso à comunidade buziana. Tanta falta nos faz, mas temos certeza de que daremos continuidade ao seu trabalho por uma Búzios sempre melhor e mais justa.

No que depender de mim, estarei sempre na luta por esta cidade em que nasci e que amo tanto.

Nenhum comentário: