quinta-feira, 5 de julho de 2012

Fórum de Cultura Popular em Búzios

A Secretária Municipal de Cultura está trabalhando para realizar um Fórum de Cultura Popular Nacional, em Armação dos Búzios no segundo semestre de 2005

Tendo como base o sucesso do Primeiro Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares, do qual participou em Brasília no final de fevereiro, o Secretario de Cultura do Município, Luiz Romano, está propondo que seja realizado em Búzios um Fórum Nacional de Cultura Popular. O evento está sendo planejado para o final de outubro de 2005 e traria grandes nomes da Cultura Popular Nacional ao Município.
O secretário Luiz Romano afirmou que achou impotantíssimas as discussões sobre Cultura Popular acontecidas durante o Seminário em Brasília. Ele defende a ideia de que é preciso resgatar a identidade cultural de Búzios, como forma de manter o patrimônio histórico da cidade.

A cultura nativa deve dialogar com as outras trazidas para a cidade

Búzios tem hoje um perfil puramente cosmopolita. Temos que resgatar nossas tradições. Durante o seminário, quando mostrei fotos da Festa de Reis em Búzios, falei que temos descendentes de escravos. Das festas de nossa santa padroeira que acontece há 300 anos. As pessoas ficaram maravilhadas. Temos que usar este patrimônio a favor de nosso povo e de nosso turismo, enfatizando, ainda, a importância da cultura nativa da região iniciar e manter um diálogo com as outras culturas, trazidas para Búzios.
A tradição dos pescadores também é objeto de preocupação por parte de Romano.
-O pescador é um ícone de nossa cultura, assim como o índio Tamoio. Nossa geração tem uma divida com os antepassados. Agora estamos sendo convidados a mudar essa história  - Ele aproveita para anunciar que nesse sentido, pretende fazer um Mapa Cultural do Município.
-Teremos todos nossos tesouros culturais mapeados. Os sambaquis, as casas de farinha, os antigos quilombos, os prédios históricos, antigos poços, que abasteciam a cidade, as trilhas ecológicas, os ateliês. De forma que o turista, que vem a Búzios, conheça além de nossas praias a nossa história. Nossas expressões, nossa culinária e a linguagem dos artistas do povo.
A ideia de realizar um Fórum sobre cultura popular, é para que as premissas formuladas durante o Seminário não fiquem esquecidas. - Muitas vezes os formuladores das politicas públicas assumem compromissos, mas depois ninguém coloca em prática. Por isso temos que estar sempre cobrando, lembrando do resgate que deve ser feito - disse Luiz Romano.
O Seminário em Brasília foi organizado pelo Ministério da Cultura em parceria com a FUNARTE e a Fundação Palmares. O diretor de Cultura do Município, Duda Tedesco também representou o Município.





Nenhum comentário: