quinta-feira, 12 de julho de 2012

Secretária de Cultura participa de Seminário no Rio de Janeiro

Captação de recursos e desenvolvimento de projetos estão sendo debatidos no evento

O secretário de Cultura, Luiz Romano esteve participando na Cidade do Rio de Janeiro na segunda-feira, do Seminário Permanente de Políticas de Cultura do Estado. Esse foi o primeiro, dos quinze encontros, que reunirão os secretários de Cultura de todos os municípios fluminenses.
Segundo Romano, os principais objetivos do Seminário são - o estudo de estratégias de captação de recursos e desenvolvimento de projetos, e a criação de uma metodologia, a fim de capacitar os gestores de todas as secretárias do estado do Estado do Rio de Janeiro.
Ainda estão participando do Seminário, pela Secretária de Cultura de Armação dos Búzios, Bebeto Karolla e Leandro Machado.

Fórum para gestão de políticas públicas 


As atividades iniciaram 2002 por solicitação da Comissão Estadual de Gestores de Cultura do Rio de Janeiro - COMCULTURA RJ, concretizando-se através da de convênio entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Fundação Casa Rui Barbosa e consolidou-se como um Fórum de amplo espectro para a discussão acerca de políticas públicas efetivas na área da cultura, na medida em que congrega em si mesmo as práticas municipais dos gestores de cultura, a investigação conceitual e a crítica através da Universidade e da Casa Rui Barbosa.
A partir de 2005 o seminário passou a contar com a parceria efetiva do Ministério da Cultura, que pretende implantar a experiência em todo o território nacional. O seminário pretende ser um canal aberto para a reflexão acerca da cultura, além de permitir um debate nacional a respeito das políticas de fomento a cultura e da revisão da noção patrimonial cultural. A ação efetiva no campo, a produção/revisão do conhecimento e o debate político nacional no âmbito da cultura formam os pilares de um seminário permanente que visa aglutinar, aperfeiçoar e capacitar profissionais ligados a todos os segmentos da gestão, da produção, da preservação e da discussão cultural.

Objetivos


Desenvolver programa de qualificação dos gestores de cultura dos municípios fluminenses através de seminário permanente, com palestras e debates organizados pela UERJ e pela Fundação de Rui Barbosa, em parceria com as prefeituras do Rio de Janeiro, a Comissão de Gestores Públicos de Cultura do Rio de Janeiro e o Ministério da Cultura.
-Montar planilha com informações atualizadas e abrangentes sobre os equipamentos culturais disponíveis nos municípios fluminenses e as ações desenvolvidas no Estado.
-Editar livro com os textos da planilhas consolidas com as informações coletadas pelos gestores de cultura envolvidos no projeto e recebidos por regiões do Estado e análise dos dados.

Nenhum comentário: